sábado, 19 de junho de 2010

A Selecção Nacional, os caracóis e o Futebol Clube "O Victória"




Tinha visto as cores verde rubras arrastarem-se lentamente, sem chama e sem ímpeto contra os elefantes da costa do marfim. Quedei-me desiludido e pachorrento e ocorreu-me a imagem dos caracóis. Quem igualmente o pensou, melhor o disse. Eis senão quando o amigo Chico Zé (na foto) telefona e convida para ir comer dos ditos gastrópodes à sociedade recreativa mais emblemática do Alto de Rodes, na companhia do tio Américo.
Magníficos, trazendo à memória aquilo que era a referência da caracolada ao fim da tarde - o quintal da tia Margarida no Monte Negro! Estes, também dos nossos, apanhados no restolho, deixados de quarentena (para tirar algum resto de verdum), lavados em várias águas, removidos os mortos (para não deixarem mau gosto), temperados a perceito de sal, alho, limão e paus de oregãos (já que o excesso de folhas do arbusto os tornam amargosos) e acolitados com umas batatinhas novas cozidas na aguagem, como berlindes, a dar o ar da sua graça.


Vetusta e venerável agremiação fundada em 1931 (imagem ao lado), também designada pelas pessoas do bairo como a CUF, por ter pretendido ser ou tendo sido mesmo sucursal da CUF do Barreiro, promoveu ao longo dos anos festas populares no largo do chafariz (imagem abaixo) e mantém uma respeitável actividade de apoio social à comunidade do bairro, que procura ocupar o seu tempo com um petisco, um jogo de cartas ou umas imagens de televisão, numa tertúlia amável, fraterna e bairrista.

Longos anos de vida ao Futebol Clube "O Victória", boas caracoladas e, valha-nos Deus, boa sorte às cores verde rubras:
Tertuliano Jorge Leiria

1 comentário:

  1. Porra que ao falar da ti margaria se me alembrou dum moço "o joão bicos"que devorava os caracois sem pita ou alfinete,impedindo que os restantes començais de quase tocar nos ditos...e era a pagar a meiolas..o que será feito desse moço,por acaso irmão do actual "ministro"da doca o impagável Brutus Cassianus..??

    ResponderEliminar