terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dando conteúdo científico à matéria...



Sabemos que o Efeito Estufa é um fenómeno natural da Terra. Mas o que é efeito de estufa? É como um “manto” que cobre todo planeta com alguns gases como gás carbônico (CO2), metano (CH4), óxido de dinitrogênio (N2O), ozono(O3), vapor de água (H2O), cloroluorcarbonetos (CFC's), perfluorcarbonetos (PFC's) e muitos outros, até o hexafluoreto de enxofre, SF6. Estes gases retêm cerca de 65% da radiação solar e os outros 35% são reflectidas e reemitidas para o espaço. Com isso o nosso planeta permanece quente. É o bom contributo do efeito estufa, que mantem a terra a esta temperatura que permite a vida. Já o aquecimento global é conseqüência da espessura desse “manto” ou “cobertor” do efeito estufa, em grandre parte resultante de actuações erradas do homem.
E aqui entra também o nosso contributo individual e de toda a bicharada, uns mais que outros, para o efeito estufa .Qualquer bovino que se preze produz na sua digestão cerca de 150 g de metano(CH4) diárias. Só nos estdos Unidos há cerca de 100 milhões deses bicharocos. Façam as contas.
Sabiam que aumentamos a temperatura da Terra com o nosso pum do dia-a-dia?! Pois bem, o nosso pum também contem gás metano cuja capacidade estufa é cerca de 20 vezes maior que a do gás carbônico. Mas qual a razão?! Agora vem a química! A força da ligação covalente carbono-hidrogênio do metano é mais forte que a carbono-oxigênio do gás carbônico, então ele possui um potencial de aquecimento extremamente grande quando comparado com CO2.

Curiosidades!!!

◦O metano é causador de cancro.
◦É extremamente inflamável.
◦Não possui odor agradável.
◦Está presente no biogás.
Compreende-se assim esta luta sem tréguas que o Jorge está a mover a todos quantos, distraída ou conscientemente, vão contruibuindo para o aumento do efeito estufa.
Esta luta pode mesmo atingir inocentes, como pode ser o caso no centro de toda esta polémica.
Para alguns há fins que justificam quaisquer meios. Digo eu com os nervos.
Caló, já te poupei um desenhito.
Augusto

Sem comentários:

Enviar um comentário