terça-feira, 14 de agosto de 2012


Breves notas de verão


Nota 1
Jogos Olimpicos 2012

150.000 preservativos distribuidos na Aldeia Olimpica. É obra!
 Mas afinal a competição é entre atletas ou entre faunos e afrodites?


Nota 2
Bebidas incómodas

Perdeu o pio durante três longos dias.
Preocupado, questionei-o sobre a origem de tão desconfortável quão preocupante ocorrência. Que não, que não era nada, talvez consequência de um gin tónico demasiado gelado. Olhei-o de viés, desconfiado. Não era caso para menos, porquanto toda a gente sabe que a refrescante bebida também serve para aquecer as orelhas, lavar a tubagem e, acima de tudo, clarear a garganta.
Suspeitando de motivos mais substanciais, discretamente lembrei-lhe que o bagaço não deve ser bebido gelado, mas sim à temperatura da adega ou, em casos excepcionais, morno, mas só à saída do alambique.
Moço de boa goela, a expressão algo indignada que me remeteu leva-me a pensar que não tenha ficado convencido.

Nota 3
Bebidas hilariantes
 
Caminhando cosido com as paredes da Rua dos Bombeiros de Portugal, antiga Rua Projectada ao Mercado, desembocou no Café do Antão era já noite cerrada. Carregava às costas a cruz de uma pesada bezana.  
Despedida da pátria amada para novo empreendimento inovador em mercados emergentes? Sentida homenagem ao amigo que nos deixou e cuja família deu o nome ao café? Só ele e Deus sabem.
Cumprimentou de forma generosa e efusiva diversos presentes, de resto como é seu timbre, lavou generosamente os dentes com diversas imperiais e, supostamente, foi deitá-la.



Nota 4
Mais submarinos

De acordo a Agência Lusa, Paulo Portas desvaloriza as notícias recentes sobre o caso dos submarinos, afirmando que estas "emergem e submergem".
Sobre políticos, jornalistas e militares, deixo-vos um excerto do poema de José de Almada Negreiros "A scena do ódio" - edições Orpheu, volume 1, 1917:



"...
E vós tambem, nojentos da política,
que exploraes eleitos o Patriotismo!
Maquereaux da Pátria que vos pariu ingenuos
e vos amortalha infames!

E vós também, pindericos jornalistas
que fazeis cocegas e outras coisas
à opinão publica!

E tu também roberto fardado;
futrica-te espantalho engalonado,
apeia-te das patas de barro,
larga a espada de matar
e põe o penacho no rabo!
... "


Jorge Leiria

1 comentário:

  1. O Comité de Investigação Autónomo da Adega Amável não tem férias e publica uma investigação levada a cabo pelos seus congéneres americanos:

    Substância presente no vinho tinto poderá ajudar mobilidade nos idosos

    Uma equipa de cientistas descobriu que o resveratrol, conhecido como a “molécula milagrosa”, presente no vinho tinto, poderá melhorar a mobilidade nos mais velhos, bem como prevenir quedas mortais.

    Uma equipa de cientistas descobriu que o resveratrol, conhecido como a “molécula milagrosa”, presente no vinho tinto, poderá melhorar a mobilidade nos mais velhos, bem como prevenir quedas mortais.

    Embora os resultados do estudo sejam animadores, o resveratrol apresenta alguns aspetos menos positivos, como a fraca absorção pelo organismo. Uma pessoa que pese 68kg necessitaria de consumir 700 copos de 120ml de vinho por dia para absorver uma quantidade de resveratrol suficiente que exercesse um efeito benéfico sobre o organismo. Os autores estão, assim, a investigar substâncias produzidas por humanos que possam reproduzir os efeitos do resveratrol e possam estar biologicamente mais disponíveis para o organismo.


    Os resultados do estudo liderado por Jane E. Canavaugh foram recentemente apresentados a uma plateia de 14.000 cientistas, durante o 244º National Meeting & Exposition da American Chemical Society, EUA,onde a Adega Amável esteve,òbviamente,representada e contestou ,vencida,o parágrafo onde se escreveu..

    "apresenta alguns aspetos menos positivos, como a fraca absorção pelo organismo" pois tal,depende da "pomada"produto a que os americanos não pôem o bico...assim chegou-se a um compromisso de uma toma de seis barranaços diários,tal como tomava,sempre que se deslocava ao Porto, o saudoso Roberto,dos 30 milhões.

    Ao tinto,ao tinto,gritou-se no final da conferência.

    ResponderEliminar