sexta-feira, 25 de março de 2011

Regresso à Tertúlia, espécie de regresso ao passado


Recentrando o palco exactamente no local onde decorrem as acções de que este blogue deve fazer eco, pelo menos preferencialmente, importa um olhar atento sobre a última edição da Tertúlia Amável.
O núcleo fundador apresentou-se preparado para o ataque ao que viesse, embora rapidamente se tenha concluído que, apesar de o Botas ter feito dias antes 60 anos - número que pela redondeza justificava comemoração a preceito - o que viria estava aquém do que mereciam figuras tão marcantes da tascagem desta macária cidade.
Este primeiro reparo tem de ser lançado para o espaço etéreo das ondas electromagnéticas, para que o Botas, mesmo no Brasil, saiba que os 60 são 60 e que qualquer amigo 70, pelo menos, a bebida comemorativa de melhor abordagem que o supertinto. Bom é certo que apareceu um borba especial (não me lembro bem da especialidade), tendo na abertura aparecido também um verde tinto que o Pedro Felgueiras fez acompanhar de uns ovos cozidos, de codorniz. O Jorge Leiria, porque trazidos na embalagem original de supermercado, até perguntou se os tinha cozido embalados...No microondas, disse eu...
O segundo reparo é mais importante. Em fase já adiantada da refeição, talvez entre a primeira e a segunda ronda de paio às rodelas, queijo aos bocadinhos e safio frito,foi lindo ver em amena cavaqueira os encanecidos da Rolear.
O Jorge e o Zé-Zé em diálogo quase ternurento que mereceu, da parte do Afonso e de mim próprio, o envio de comentário em aerograma feito no momento, para aquele momento.É bem verdade e ainda bem que o é, como diz o povo:"depois da marmelade vem sempre a bonança..."
Terceiro reparo para o facto de, à mesma hora a que normalmente reune a Tertúlia, estar marcado um jantar com outra rapaziada que,não fossem as faltas de habitués da nossa equipa (Grosso, Salvador, Julinho),tínhamos que ir buscar cadeiras ao número de polícia mais chegado.
Mas foi bom o convívio pois a rapaziada, chegado o momento das cantorias e dos hinos,teve comportamento à altura,ouvindo quando era de ouvir e manifestando-se quando era de manifestar.
O 23 de Março seria diferente se os nossos parlamentares assim fossem sempre...

Augusto
"Ilustra Caló".(Já parece o "ponta Pinto")

3 comentários:

  1. http://ohomemdastabernas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. depois de ler tão esclarecedor relato sobre a última , diria eu, gloriosa jornada, não posso deixar de enaltecer a memorável frase que se destaca de todo o texto "... da tascagem desta macária cidade".

    um AA
    (nada de confusôes: Anónimo Atento)

    ResponderEliminar
  3. valentes rapazes, que da sua alta sabedoria de muitos anos de experiencia recolhida,quase com sacrificio da propria vida, por esses tascos do pais, e até do estrangeiro, se reunem nessa afamada casa, onde enfrentam corajosamente, e com tal determinação, petiscos dignos de tais entidades. Depois de darem o melhor fim a essas iguarias e de enfrentarem com dilacadeza merecida esse nectar dos deuses, o supertinto, cantam suas cantigas de embalar, até que chegue por fim o soninho.

    um curioso que por vezes se infiltra nessa verdadeira irmandade

    manel

    ResponderEliminar